A instituição tem acumulado uma vasta experiência no desenvolvimento de projetos relacionados com educação ambiental, restauração de habitats, envolvimento comunitário e desenvolvimento sustentável, fomento a políticas públicas apoio a pesquisas científicas.

A questão ambiental é uma prioridade na agenda da Associação Caatinga. Buscamos contribuir com a execução de medidas de conservação pautadas nas principais diretrizes globais de sustentabilidade.

Temos uma equipe qualificada, experiente e treinada para desenhar soluções específicas e direcionadas que tenham retorno no investimento ambiental a curto, médio e longo prazos. 

Prestação de serviços

Com o objetivo de aproveitar sua expertise e ampliar a atuação na área ambiental, a Associação Caatinga vem desenvolvendo estratégias para aliar a conservação com negócios que valorizam a natureza.

Entre os diversos projetos socioambientais, a Associação Caatinga quer se colocar no mercado como prestadora de serviços para desenvolvimento de projetos de sustentabilidade.  

 

Projetos em andamento

Com o apoio da Caixa Econômica, o “Água Preservada” estende as ações de segurança hídrica do Projeto No Clima da Caatinga aos moradores de comunidades do entorno da Reserva Natural Serra das Almas, além de ampliar as ações preventivas, de educação e de gestão dos recursos hídricos no contexto da pior seca enfrentada pelo nordeste nos últimos 70 anos.

O projeto se estrutura em três frentes de atuação: educação ambiental, restauração florestal e implementação do Sistema de Bioáguas. São realizadas ações de mobilização das comunidades para o reaproveitamento e uso racional da água, de restauração florestal de nascentes e áreas degradadas, com o plantio de 2 mil mudas, e de reaproveitamento da água descartada no uso doméstico para a utilização em hortas de quintais produtivos.

O “Água Preservada”, foi um dos dez projetos aprovados na chamada pública do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica de 2015 em todo o país. 

 

Projeto tatu-bola conta com um Plano de Ação Nacional para conservação (PAN), elaborado sob coordenação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com o apoio da Associação Caatinga. Graças à parceria da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, a Associação Caatinga implementa as ações prioritárias previstas no PAN para a conservação do mamífero.

“A conservação do tatu-bola traz impactos positivos para as outras formas de vida existentes na Caatinga. A execução das ações do PAN torna possível também a conservação de inúmeras outras espécies raras, endêmicas ou ameaçadas dos biomas Caatinga e Cerrado, além de contribuir para a mitigação de efeitos potencializadores do aquecimento global, combater a degradação e desertificação”, afirma Samuel Portela, coordenador de áreas protegidas da Associação Caatinga.

 

O projeto “Segurança Hídrica” é coordenado pela Associação Caatinga e seus recursos foram arrecadados com as vendas do Bazar Beneficente realizado em novembro de 2015 e composto com produtos doados pela Receita Federal.

No Bazar, a Associação Caatinga participou junto de outras duas instituições: o Movimento Emaús – Vila Velha e o Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim, e os recursos arrecadados têm por objetivo dar continuidade às ações de implantação de tecnologias sustentáveis, comunicação e educação ambiental executadas anteriormente pela instituição. 

O projeto será executado nas comunidades do entorno da Reserva Natural Serra das Almas, seguindo o padrão dos projetos sob a responsabilidade da Associação Caatinga. São realizados levantamentos socioeconômicos das famílias que receberão as tecnologias Fogão Ecoeficiente e Cisterna de Placas. Também é parte do projeto o Curso “Nas trilhas da Caatinga”, para a capacitação de jovens condutores de trilhas na Reserva, e a segunda edição do Encontro dos Jornalistas na RNSA. 

Uma das ramificações do projeto é o “Carnaúba Sustentável: Conservação, educação e tecnologias sustentáveis”, que visa estreitar as relações na cadeia produtiva da extração da Carnaúba e é fruto de uma parceria da Associação Caatinga e SindiCarnaúba.  A intenção do Sindicato e da Associação é fazer com que a extração da cera da Carnaúba seja cada vez mais sustentável e respeite a natureza e o homem. Ao longo do um ano de projeto, serão realizadas oficinas que apresentarão as desafios e soluções para o setor. Além disso, será dado aporte financeiro para a continuidade das ações da Associação Caatinga em Crateús e região. Estão presentes no acordo as seguintes empresas: 

Carnaúba do Brasil Ltda.
CVC - Cera Vegetal do Ceará Ltda.
FONCEPI Comercial Exportadora Ltda.
Natural Wax Indústria de Cera Ltda.
Pontes Indústria de Cera Ltda.
Pontes Indústria de Cera do Piauí Ltda.
Rodolfo G. Moraes e Cia. Ltda.

 

 

A criação, implementação e manutenção da Reserva Natural Serra das Almas, localizada entre os estados do Ceará e do Piauí, conta com o apoio da SC Johnson. O incentivo também se estende às atividades realizadas em campo como as visitações, o ecoturismo, a pesquisa científica e as atividades de educação ambiental. Todas essas ações contribuem para atingir nosso objetivo de preservar a vegetação, a fauna e a flora da Caatinga.

A pesquisa científica na Reserva conta com uma diversidade de estudos realizados e em andamento como os que tratam da diversidade florística, do monitoramento de mamíferos, pesquisas sobre a avifauna e mastofauna, sucessão vegetacional, identificação de plantas com potencial medicinal e cosmético entre outros.

O legado mais importante da SC Johnson para a Reserva Natural Serra das Almas é traduzido pelo apoio que permite conhecer a diversidade da vida na Caatinga e através disso, preservá-la. 

 

 

Projetos encerrados

O projeto Luz Solidária é patrocinado pela Coelce e está em seu quinto ciclo de renovação com a Associação Caatinga. Nesse projeto está sendo apoiada a implantação do Plano de marketing da instituição e no anterior houve o apoio das tecnologias sustentáveis mantidas pela Associação como a coleta de sementes em comunidades rurais do semiárido, tecnologias de produção de mudas nativas em comunidades rurais do semiárido. 

Dessa forma foi possível contribuir para a recuperação de áreas degradadas na Caatinga e sensibilizar beneficiários sobre a importância da conservação da Caatinga para a manutenção dos serviços ecossistêmicos e disseminar conhecimentos básicos sobre a recuperação de áreas degradadas.

A disseminação das tecnologias ainda pouco difundidas localmente como a coleta de sementes nativas e produção de mudas nativas em uso pela Associação Caatinga junto a comunidades do entorno da Reserva contribuirá na geração de renda para agricultores familiares e na disponibilidade de sementes e mudas nativas para as ações de restauração florestal desenvolvidas na região.

© 2015 Associação Caatinga - Conheça e preserve o surpreendente mundo da Caatinga.