A Associação Caatinga foi criada em Fortaleza, em outubro de 1998, com o apoio do Fundo para Conservação da Caatinga, estabelecido por Samuel Johnson para a proteção da carnaúba. É uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e cadastrada no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA).

Com a missão de PROMOVER A CONSERVAÇÃO DAS TERRAS, FLORESTAS E ÁGUAS DA CAATINGA PARA GARANTIR A PERMANÊNCIA DE TODAS AS SUAS FORMAS DE VIDA, a Associação Caatinga desenvolve projetos para a criação e gestão de áreas protegidas, o fomento à pesquisa, a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Em suas ações, a Associação Caatinga trabalha na construção de uma rede de parceiros, potencializando a mobilização de pessoas e instituições interessadas na conservação da biodiversidade da Caatinga, num espectro que abrange universidades, órgãos técnicos e de financiamento, proprietários rurais e agricultores familiares, empresários, organizações do terceiro setor e instituições governamentais.

A Associação está se transformando num centro de referência para a conservação da Caatinga através da difusão de experiências exitosas.

A instituição está filiada à Confederação Nacional de RPPN, Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, Rede Nacional das Organizações para as Energias Renováveis, Associação Asa Branca de Proprietários de RPPN do Ceará e Fórum Nacional de Áreas Protegidas / MMA. É membro do Comitê Gestor e Técnico do programa Selo Município Verde (Programa de Certificação Ambiental do Estado do Ceará), do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (Ceará), do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Crateús e do Programa Estadual de Prevenção, Monitoramento e Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais – PREVINA. É coordenadora da Aliança da Caatinga e do Projeto de Conservação do Tatu-bola (Tolypeutes Tricinctus).

© 2015 Associação Caatinga - Conheça e preserve o surpreendente mundo da Caatinga.