O município de Guaramiranga (CE) recebeu, na última semana, a visita técnica de Samuel Portela, coordenador de áreas protegidas da Associação Caatinga, para a identificação de áreas e proprietários de terras interessados em criar RPPNs, na região do Maciço de Baturité. A visita é uma ação do projeto RPPN: Conservação Voluntária Gerando Serviços Ambientais, apoiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Durante a visita, Samuel Portela, conversou com um proprietário da região e explicou todos os procedimentos e documentos necessários para a criação de uma RPPN. “A propriedade visitada em Guaramiranga tem muito potencial para a criação de uma Unidade de Conservação (UC), pois faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Maciço de Baturité, uma mancha de Mata Atlântica dentro dos domínios da Caatinga. Além disso, foi identificada a presença do  periquito cara-suja (Pyrrhura griseipectus) uma ave exclusivamente nordestina que já foi encontrada em muitos estados da região, no entanto, devido à destruição de seu habitat (as florestas serranas) e à captura ilegal de animais silvestres, atualmente ocorre apenas em três pontos do Estado do Ceará”, ressalta.

O Maciço de Baturité é uma das regiões selecionadas para a criação de UCs que serão criadas em áreas de ocorrência de espécies de fauna ameaçada, identificadas pela instituição parceira da Associação Caatinga, AQUASIS . Segundo Samuel Portela, o principal objetivo dessa ação é a preservação do bioma Caatinga e do habitat de espécies ameaçadas de extinção que ocorrem no Estado do Ceará. Assim é possível contribuir com o aumento do conhecimento científico, promover o ecoturismo e principalmente manter e proteger espécies, habitats e ecossistemas.

A criação das RPPNs prevista nesse projeto, inicialmente, parte de um ato voluntário do proprietário que busca a instituição com interesse em criar sua reserva particular e estes também são identificados por meio de oficinas e palestras sobre o tema promovidas pela Associação Caatinga. 

© 2015 Associação Caatinga - Conheça e preserve o surpreendente mundo da Caatinga.