Sobre a ENGIE no mundo
A ENGIE desenvolve suas atividades (eletricidade, gás natural e serviços) em torno de um modelo baseado em crescimento responsável a fim de enfrentar os grandes desafios da transição energética para uma economia de baixo carbono: acesso a energia sustentável, atenuação e adatação às mudanças climáticas, segurança de abastecimento e uso racional dos recursos naturais.

O Grupo fornece soluções altamente eficientes e inovadoras para pessoas, cidades e empresas através de fontes diversificadas de fornecimento de gás, produção de eletricidade flexível e com baixa emissão de CO2 e conhecimento técnico em quatro setores-chave: energias renováveis, eficiência energética, gás natural liquefeito e tecnologias digitais.

A ENGIE possui 154.950 funcionários em todo o mundo e obteve receitas de € 69,9 bilhões em 2015. Cotado nas bolsas de Bruxelas, Luxemburgo e Paris, o Grupo está representado nos principais índices internacionais: CAC 40, BEL 20, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe, DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo (Eurozone 120, Europe 120 e France 20).

 

Sobre a ENGIE Brasil
Através da ENGIE Brasil Energia, a ENGIE é a maior produtora privada de energia elétrica no país, operando uma capacidade instalada de 8.765 MW em 28 usinas em todo o Brasil, o que representa cerca de 5% da capacidade do país. O Grupo possui 85% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes limpas, renováveis e com baixas emissões de gases de efeito estufa, posição que tem sido reforçada pela construção de novas eólicas no nordeste do país.

Atualmente, a ENGIE está construindo uma das maiores hidrelétricas do Brasil, a hidrelétrica Jirau (3.750 MW), no rio Madeira, em Rondônia.

O Grupo também está presente no país em serviços relacionados à energia através de suas subsidiárias LEME Engenharia, EMAC Cofely, ENGIE INEO e ENGIEAxima. Contando com 3.000 colaboradores, a ENGIE teve no país um faturamento de R$ 7 bilhões em 2015.

www.engie.com.br

 

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é uma instituição privada brasileira de interesse público, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado, está fora da administração pública. Compõe o chamado Terceiro Setor.

www.senai-ce.org.br

A Approach nasceu há 16 anos como assessoria de imprensa, aproximando marcas e veículos de comunicação em todas as mídias. A raiz no jornalismo diário nos proporcionou o faro para identificar a notícia relevante e o gosto por contar boas histórias para todos os públicos.

Com longa tradição no mercado, R. Amaral Advogados atende nas mais diversas áreas do direito empresarial. Das rotinas mais simples às questões mais complexas, o escritório atua na prestação de serviços jurídicos de maneira rápida, criativa e segura, focado sempre em buscar a melhor solução às necessidades dos seus clientes. R. Amaral Advogados estabeleceu-se no mercado com base nos parâmetros de ética, excelência e parceria profissional dos mais conceituados escritórios internacionais de advocacia. 

www.ramaral.com

A Fundação Grupo Boticário nasceu em 1990 como uma das primeiras instituições ligadas à iniciativa privada voltadas à conservação da natureza no Brasil. Desde então, nosso compromisso se manteve perene e inabalável.

Iniciamos nossas atividades com o apoio a iniciativas de outras instituições e nos tornamos uma das principais financiadoras de projetos ambientais do país. 

Atuamos em todas as regiões do Brasil e passamos a desenvolver também ações próprias. Por meio de nossas Reserva Naturais, conservamos mais de 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país.

Idealizamos e executamos iniciativas como o Oásis, pioneiro em Pagamento por Serviços Ambientais no Brasil, as Estações Natureza, buscando sempre mobilizar a sociedade para a causa da conservação. Tudo isso para mostrar que o meio ambiente não é só uma inspiração, mas uma razão para seguirmos em frente.

www.fundacaogrupoboticario.org.br

A essência da nossa marca está no prazer das coisas simples, nas sensações agradáveis que experimentamos com os nossos sentidos, na espontaneidade do que é natural e verdadeiro.

Temos prazer no sabor da comida bem feita, no saber aprendido junto, no viver compartilhado com amigos, parceiros, companheiros.

Nossa essência nos fortalece e nos liga pois está presente nas nossas mentes e nos nossos corações.

www.3coracoes.com.br

Apostando no sucesso do produto, a Impacto Protensão capacitou seus engenheiros nos Estados Unidos, onde os mesmos especializaram-se no sistema de protensão não aderente usando cordoalhas engraxadas, por meio de parceria com a ADAPT - STRUCTURAL ENGINEERING CONSULTANTS em São Francisco - CA através de seu representante, o engenheiro Bijan Aalami, professor de engenharia estrutural da São Francisco State -University considerado a maior autoridade do mundo no conhecimento da tecnologia em pauta.

A Bolsa de Valores Socioambientais (BVSA) é uma iniciativa lançada pela BM&FBOVESPA e suas corretoras para impulsionar projetos realizados por ONGS brasileiras. 

A SC Johnson foi fundada em 1886 em Racine (Wisconsin, EUA) e ainda mantém o seu caráter familiar, sendo gerenciada pela família Johnson, em sua quinta geração. Presente em mais de 110 países, a SC Johnson emprega aproximadamente 13.000 pessoas em todo o mundo. Com o compromisso de promover o bem-estar de seus funcionários, proteger o meio ambiente e contribuir para a comunidade onde atua, a SC Johnson é conhecida pela qualidade de seus produtos, inovação constante e excelência no trabalho.

Criada em 1963, iniciou suas atividades com a produção de tinta em pó hidrossolúvel e supercal, sendo líder nacional nessa categoria desde a fundação.

A empresa faz parte do Grupo J.Macêdo, um dos maiores grupos do Norte-Nordeste do Brasil e de ação nacional na área de alimentos, sendo proprietário de marcas como Dona Benta, Petybon, Sol, Fama, Branca de Neve, Brandini, Águia, entre outras.

Na linha pó, alcançou grande destaque, sendo agraciada inúmeras vezes com o prêmio de Melhor Produto do Ano pela revista Revenda Construção. Este reconhecimento é fruto de um trabalho feito com profissionalismo e rigoroso controle de qualidade que vai desde o início do processo, com a extração do calcário dolomítico em suas minas, ao produto final nos lares brasileiros.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi criada em 26 de abril de 1973 e é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Desde a nossa criação, assumimos um desafio: desenvolver, em conjunto com nossos parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia no nosso País.

Samuel Jonhson é um fundador da Fundação Caatinga para a proteção da carnaúba. 

A J.Macêdo S/A é líder de mercado nos segmentos de farinha de trigo doméstica e de mistura para bolos, a terceira maior empresa nacional no segmento de massas alimentícias e a fabricante líder em vendas em São Paulo Capital.

A empresa produz, distribui e comercializa diversas categorias de produtos que fazem parte do dia-a-dia das famílias brasileiras: farinhas (Dona Benta, Sol, Brandini, Lili e Boa Sorte); massas (Dona Benta, Petybon, Brandini, Madremassas, Favorita, Familiar, Paraíba e Chiarini); mistura para bolos (Dona Benta, Sol e Boa Sorte); sobremesas (Sol), fermentos (Fermento Químico e Fermix) e biscoitos (Águia, Hit e Salt).

O Povo é um jornal brasileiro. Ganhador de vários prêmios Esso, tem sua sede na cidade de Fortaleza, no Ceará.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional. Para saber mais consulte o Organograma e o Regimento Interno da Instituição. 

Carnaúba do Brasil Ltda., indústria de beneficiamento de cera de carnaúba, fundada em 2004, nasceu da experiência acumulada pelos seus criadores, Gerardo Azevedo e José Maria Marques dos Santos, ambos experimentados profissionais da indústria carnaubeira.

Gerardo Azevedo, entre 1976 e 1995 foi diretor de uma indústria do setor, e de 1995 até o início de 2004, um dos proprietários de uma Trading Company especializada na exportação de produtos naturais, destacando a cera de carnaúba.

www.carnaubadobrasil.com.br

Criada nos anos 90, a Handara, que atuava no segmento sportswear, redefiniu seu foco e começou a atuar no segmento JeansWear, especializando-se em calças jeans.

Em 2010, a CAIXA alterou seu Estatuto e passou a ter entre seus objetivos a realização de aplicações financeiras, não reembolsáveis ou parcialmente reembolsáveis, em projetos e investimentos de caráter socioambiental, dando origem ao Fundo Socioambiental CAIXA – FSA CAIXA.

Desde sua criação, o FSA CAIXA apoia financeiramente projetos socioambientais convergentes com as estratégias e políticas corporativas da CAIXA e enquadrados nas temáticas constantes nos Planos de Aplicação do Fundo.

Os projetos socioambientais apoiados pelo FSA CAIXA estão relacionados com programas e ações da CAIXA que se vinculam ao desenvolvimento sustentável e promovam a autonomia e o protagonismo das populações beneficiárias.

Alinhada a essa iniciativa, em 2015 a CAIXA aprovou a Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) que objetiva assegurar a atuação sustentável da CAIXA e suas subsidiárias, a partir da integração das dimensões social e ambiental na sua estratégia, garantindo a incorporação dos respectivos princípios e diretrizes nos negócios, processos e relacionamentos com as partes interessadas.

 

Rodolfo, nascido em meio às carnaubeiras (planta nativa da região), cedo demonstrou interesse em trabalhar com esta cultura-extração do pó, beneficiamento e refino da cera da carnaúba. Na verdade, aos sete anos de idade, Rodolfo já participava do transporte das palhas que originariam o pó, e, por conseguinte, a cera em sua forma bruta.

Processo de beneficiamento e refino do pó, antes unicamente manual, agora também se nos apresenta de forma mecanizada para a exportação, agregando, assim maior valor de venda ao nosso produto.

Aos 24 anos de idade, Rodolfo já era diretor de uma das maiores empresas de exportação de nossa região. Não satisfeito, respaldado na sua experiência, tomou iniciativa e fundou, quatro anos mais tarde, a sua primeira empresa. Rodolfo G. Moraes & Cia Ltda. seria criada doze anos depois.

Rodolfo G. Moraes enfrentou grandes crises econômicas que assolaram o país em diversas ocasiões. Devido sua determinação e planejamento estratégico, a empresa logrou êxito, consolidando assim, uma posição de destaque no cenário de exportação da cera de carnaúba.

Menino que sonhou aos sete anos de idade, é homem feito, empresário de sucesso, comprometido com o trabalho - e certo de que todo o seu esforço terá continuidade através de seus filhos que ora já trabalham na Rodolfo G. Moraes & Cia Ltda.

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará, também conhecida como FIEC, é a principal entidade de representação das indústrias do estado brasileiro do Ceará. Sedia-se na cidade de Fortaleza. A FIEC congrega 38 sindicatos patronais.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, mais conhecido pelo acrônimo IBAMA, criado pela Lei nº 7.735 de 22 de fevereiro de 1989, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). É o órgão executivo responsável pela execução da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), instituída pela lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, e desenvolve diversas atividades para a preservação e conservação do patrimônio natural, exercendo o controle e a fiscalização sobre o uso dos recursos naturais (água, flora, fauna, solo, etc). Também cabe a ele conceder licenças ambientais para empreendimentos de sua competência.

Fundada em 1956, a Pontes Indústria de Cera Ltda. é uma empresa do Grupo Pontes dedicada ao beneficiamento, refino e comercialização de cera de carnaúba.

Sediada no Estado do Ceará, a empresa tem seus produtos comercializados no mundo inteiro, a partir de uma vasta rede de importadores e distribuidores, apta a assegurar a garantia de excelência da sua marca comercial Starlight.

Em 2003, o Grupo Pontes fortaleceu ainda mais sua presença no mercado de cera de carnaúba ao inaugurar uma empresa no Estado do Piauí, a Pontes Indústria de Cera do Piauí Ltda., disponibilizando no mercado a marca PRIME.

É uma indústria refinadora de cera de carnaúba, instalada no distrito industrial de Maracanaú, Estado do Ceará, Brasil. Por estarem atentos e flexíveis diante das necessidades de seus clientes, fornecem ao mercado cera líquida e em escamas. A sua atuação nacional e internacional se diferencia pela oferta de um produto natural, de alto padrão de qualidade, elaborado com respeito a todos os elos da cadeia produtiva e ao meio ambiente.

A Companhia Energética do Ceará é uma empresa de distribuição e geração de energia elétrica com atuação em todo o estado do Ceará com sede em Fortaleza. 

O Fundo Nacional do Meio Ambiente criado há 25 anos, é o mais antigo fundo ambiental da América Latina. O FNMA é uma unidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA), criado pela lei nº 7.797 de 10 de julho de 1989, com a missão de contribuir, como agente financiador, por meio da participação social, para a implementação da Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA.

Fundada em 1956, a Pontes Indústria de Cera Ltda. é uma empresa do Grupo Pontes dedicada ao beneficiamento, refino e comercialização de cera de carnaúba.

Sediada no Estado do Ceará, a empresa tem seus produtos comercializados no mundo inteiro, a partir de uma vasta rede de importadores e distribuidores, apta a assegurar a garantia de excelência da sua marca comercial Starlight.

Em 2003, o Grupo Pontes fortaleceu ainda mais sua presença no mercado de cera de carnaúba ao inaugurar uma empresa no Estado do Piauí, a Pontes Indústria de Cera do Piauí Ltda., disponibilizando no mercado a marca PRIME.

A LATAM Linhas Aéreas é uma uma companhia aérea brasileira, é uma companhia marca da LATAM Airlines Group, holding formada após a fusão da TAM com a chilena LAN Airlines, completada em 22 de Junho de 2012.

A Continental AG é uma das principais marcas do setor automobilístico, tendo como principal área de influência (mercado) a Europa, tendo-se verificado um crescimento significativo nos mercados Asiático e Americano.

International Business Machines (IBM) é uma empresa dos Estados Unidos voltada para a área de informática.

A empresa é uma das poucas da área de Tecnologia da Informação (TI) com uma história contínua que remonta ao século XIX. A IBM fabrica e vende Hardware e Software, oferece serviços de infra-estrutura, serviços de hospedagem e serviços de consultoria nas áreas que vão desde computadores de grande porte até a nanotecnologia. Foi apelidada de "Big Blue" por adotar o azul como sua cor corporativa oficial, em português "Grande Azul".

O Funbio - Fundo Brasileiro para a Biodiversidade é uma associação civil sem fins lucrativos, com o título de OSCIP, que iniciou sua operação em 1996. Sua origem foi derivada de um dos acordos internacionais resultantes da Rio 92, a Convenção sobre a Diversidade Biológica, com o objetivo de prover um mecanismo financeiro ágil para a conservação da Biodiversidade.

A BSPAR Incorporações atua no setor da construção civil nas praças de Fortaleza e Natal. Com projetos de design arrojado e alto padrão de qualidade, a incorporadora vem se consolidando como uma das principais empresas nos mercados onde atua. A solidez financeira do Grupo BSPAR permite uma busca constante de localizações privilegiadas para a construção de empreendimentos diferenciados que resultam em um elevado nível de satisfação dos clientes e em densidade aos negócios imobiliários.

CVC Cera Vegetal do Ceará Ltda, refina e comercializa sua produção de cera de carnaúba no mercado nacional e internacional. A CVC, está altamente voltada à qualidade de seu produto, portanto, possui uma equipe muito bem treinada, bem como, equipamentos de última geração. Seu laboratório é instalado e equipado com os mais modernos instrumentos, testando e avaliando todo o processo produtivo, visando assim, um produto da mais alta qualidade.

www.ceraflorcvc.com.br

 Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) é uma empresa de capital aberto (sociedade anônima), cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil (União). Com sede no Rio de Janeiro, opera atualmente em 25 países, no segmento de energia, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivados.

O Estado é um jornal escrito e publicado no Ceará. Foi fundado em 24 de setembro de 1936, em Fortaleza, por iniciativa de José Martins, com afinidades políticas relacionadas à Liga Eleitoral Católica.

Ligar os pontos para aproximar pessoas e ideias e construir marcas e reputações é a missão da AD2M. Saiba mais sobre os serviços de Assessoria de Imprensa, Geração de Conteúdo, Gerenciamento de Crise, Media Training, Marketing Digital, Relações Públicas, Comunicação Interna, Monitoramento de Mídia e outros.

ad2m.com.br/

A Secrelnet é especializada em tecnologia da informação, reunindo os conhecimentos e as parcerias necessárias à elaboração de soluções adequadas à sua empresa.

Criada em 1951, a The Nature Conservancy (TNC) trabalha em todo o mundo com um objetivo em comum: proteger a natureza e preservar a vida.

Nossa missão é conservar as terras e águas das quais a vida depende. 

O Serviço Social da Indústria (SESI) é uma rede de instituições privadas brasileiras e de atuação em âmbito nacional. Foi criado em 1 de julho de 19461 com a finalidade de promover o bem-estar social, o desenvolvimento cultural e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador que atua nas indústrias, de sua família e da comunidade na qual estão inseridos, em geral.

 

A Ashoka é uma organização mundial, sem fins lucrativos, pioneira no campo da inovação social, trabalho e apoio aos empreendedores sociais – pessoas com ideias criativas e inovadoras capazes de provocar transformações com amplo impacto social. Presente em mais de 60 países e criada na Índia em 1980, pelo norte americano Bill Drayton, a Ashoka trabalha com diferentes públicos comprometidos com a mudança do mundo. Além de uma rede ampla de empreendedores sociais, a Ashoka promove protagonismo, transformação e empatia em diversas esferas na sociedade.

© 2015 Associação Caatinga - Conheça e preserve o surpreendente mundo da Caatinga.