Associação Caatinga desenvolve projetos para a conservação e sustentabilidade da Caatinga através de seis linhas de atuação:

Criação e Gestão de Áreas Protegidas
Através do Programa de Incentivo a Criação Reservas Privadas do Patrimônio Natural (RPPN), a Associação Caatinga apóia a criação de Reservas em áreas privadas e o incremento na gestão das RPPN através do apoio na elaboração e implantação de planos de manejo. Esse programa também desenvolve estudos para o aumento de incentivos econômicos para proprietários de RPPN, como o pagamento por serviços ambientais, além de realizar estudos para a criação de outras categorias de unidades de conservação na Caatinga. Mantém a Reserva Natural Serra das Almas, a maior unidade de conservação privada do estado do Ceará.

Restauração Florestal
Com estruturas para a produção de mais de 100 mil mudas por ano, a Associação Caatinga produz mudas de espécies nativas da Caatinga para recomposição e restauração florestal de áreas degradadas, com foco principal na recuperação de nascentes, Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal na Caatinga.

Tecnologias Socioambientais
Através dessa linha, a Associação Caatinga dissemina alternativas mais sustentáveis que diminuem a pressão humana sobre os recursos naturais da Caatinga. As tecnologias incluem meliponicultura – criação de abelhas nativas sem ferrão para comercialização de mel, fogão ecoeficiente – que reduz em 40% o consumo de lenha, forno solar – que substitui a lenha e o carvão pela energia do sol, gestão de resíduos sólidos na zona rural – que reduz a contaminação dos solos e água, compostagem – produção de adubo orgânico para as culturas agrícolas familiares, manejo correto do solo na caatinga e cisternas para armazenamento de água das chuvas.

Educação Ambiental
Através de campanhas educativas, cursos, oficinas, publicações e exposições, a Associação Caatinga dissemina informações sobre as riquezas da Caatinga e a importância de sua conservação. As redes sociais e os diferentes veículos de comunicação são utilizados para divulgar informações e materiais que trazem um novo olhar sobre o bioma buscando aumentar a sua valorização e proteção.

Apoio a Pesquisa Científica
Através de parcerias e convênios com instituições de ensino, pesquisa e extensão, a Associação Caatinga busca potencializar a produção acadêmica sobre a Caatinga, bioma menos conhecido e pesquisado do país, aumentando o conhecimento científico sobre essa região e os subsídios para ações de conservação.

Políticas Públicas
A Associação Caatinga trabalha no fomento à criação de leis e programas que aumentem a proteção e a conservação da Caatinga. Nesse sentido algumas políticas públicas já foram fomentadas como o ICMS Socioambiental do Ceará, o Programa Selo Município Verde e o Sistema Estadual de Unidades de Conservação.

© 2015 Associação Caatinga - Conheça e preserve o surpreendente mundo da Caatinga.