Existem aproximadamente 1.700 famílias no entorno da RNSA que, em sua maioria, vivem no município de Crateús no Estado do Ceará, nos distritos de Tucuns, Queimadas, Poty e Ibiapaba e uma pequena parcela no distrito de Jatobá no município de Buriti dos Montes-Piauí.

A Associação Caatinga acredita que, além dos esforços empregados na conservação do bioma, é preciso promover o envolvimento de toda comunidade do entorno em planos de ecodesenvolvimento, visando a preservação ambiental com a geração de renda para as comunidades carentes. Por esse monitvo, criou-se o Modelo Integrado de Conservação da Caatinga.

Foi desenvolvido, junto à comunidade, projetos que buscaram identificar atividades produtivas e ambientais que gerassem oportunidades e melhorias na qualidade de vida dos habitantes. Dentre as atividades desenvolvidas pelas comunidades estão: a construção participativa de cisternas, a produção de mel de abelhas nativas, de sabonetes e essências naturais de plantas da caatinga e de artesanatos, além do replantio de mudas de árvores nativas em áreas degradadas.

Resultados:

  • 27 mil pessoas beneficiadas diretamente;
  • Proteção dos 6.146 hectares de caatinga da Reserva Natural Serra das Almas;
  • Dois planos de desenvolvimento local sustentável elaborados em conjunto com a comunidade;
  • Dois planos ambientais comunitários elaborados;
  • 400 agricultores capacitados para o uso de queimadas controladas;
  • Capacitação e apoio a 25 meliponicultores (produtores de mel), a 14 jovens artesãos, a 30 artesãs em palha de carnaúba e a 12 trabalhadores em granja comunitária.

O Modelo Integrado de Conservação da Caatinga foi finalista do prêmio Banco do Brasil de Tecnologia Social – Edição 2009.

A Associação Caatinga foi criada em Fortaleza, em outubro de 1998, com o apoio do Fundo para Conservação da Caatinga, estabelecido por Samuel Johnson para a proteção da carnaúba. É uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos, reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e cadastrada no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA).

Escritório Fortaleza: (85) 3241-0759 | Escritório Crateús: (88) 3691-8671

© 2015 Reserva Natural Serra das Almas -  Todos os direitos reservados.