Skip to main content

Na última terça-feira (13), representantes da Responsabilidade Social da Petrobras e da Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor) visitaram a exposição “Caatinga: Um Novo Olhar – Entre Nesse Clima”. A visita foi conduzida pela Associação Caatinga, Organização da Sociedade Civil responsável pela realização do projeto “No Clima da Caatinga” (NCC), em parceria com o programa Petrobras Socioambiental.

Durante o evento, foram divulgados o histórico e os resultados do projeto. Em seguida, os participantes celebraram o impacto da iniciativa e buscaram estratégias para fortalecer a parceria entre a Lubnor e a Associação Caatinga. Ao final da visita, o Gerente de Projetos Ambientais, Gregório Araújo, e o Gerente Executivo de Responsabilidade Social, José Maria, receberam uma Carnaúba em miniatura, entregue pela Associação Caatinga em agradecimento a parceria que desde 2011 tem viabilizado a execução do projeto No Clima da Caatinga.

A carnaúba (Copernicia cerifera) é uma palmeira nativa do Brasil, conhecida como a “Árvore da Vida” e símbolo dos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Resistente e sempre verde, possui grande importância social, cultural, ambiental e econômica. Suas aplicações são diversas: a palha é usada em artesanato, a cera é amplamente empregada na indústria, suas raízes têm propriedades medicinais, e seu tronco é útil na construção civil. Além disso, a Carnaúba desempenha um papel crucial no equilíbrio ecológico, ajudando na conservação do solo e na proteção dos rios.

O projeto No Clima da Caatinga atua no semiárido brasileiro desde 2011 e, atualmente, está em sua quarta fase. O objetivo do projeto é diminuir os efeitos potencializadores do aquecimento global por meio da conservação do semiárido, a partir do desenvolvimento de um modelo integrado de conservação da Caatinga.

A base central do trabalho do NCC é a Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), unidade de conservação na categoria Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), gerida pela Associação Caatinga. A área possui 6.285,38 hectares de extensão e está localizada entre as cidades de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). Ao redor da RPPN existem 40 comunidades rurais que abrigam cerca de 4 mil famílias, que são beneficiadas pelas ações do projeto No Clima da Caatinga.

A exposição “Caatinga: Um Novo Olhar – Entre Nesse Clima” é uma ferramenta de educação ambiental do NCC que conta com 15 painéis interativos, apresentando as belezas e riquezas do bioma Caatinga, sua biodiversidade, diferentes paisagens, e a importância de sua proteção. Atualmente, a exposição está disponível gratuitamente para visitação na Seara da Ciência, órgão de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, CE. Desde 2012, já recebeu mais de 100 mil visitantes. Além disso, é possível explorar a exposição por meio de um tour virtual no site do projeto.