Qualificar os profissionais da cadeia produtiva da carnaúba.

O “Programa Carnaúba Sustentável: Fortalecendo a cadeia produtiva da Carnaúba” é uma realização da Associação Caatinga, com o apoio do Grupo Boticário e coordenação da VBIO. O Programa busca qualificar os profissionais da cadeia produtiva da carnaúba, através de ações educativas e melhorias nas condições de saúde, segurança no trabalho, incremento da produtividade e renda.

Uma comunidade carnaubeira do Ceará será adotada pelo projeto, a fim de constituir uma experiência modelo, com potencial de replicabilidade em outras áreas produtoras de pó cerífero. No fim do projeto, essa comunidade se tornará referência em formalização e produtividade no extrativismo da carnaúba, o que pode trazer impactos positivos em toda a cadeia produtiva.

Contextualização

A Carnaúba (Copernicia prunifera) é uma palmeira nativa do Brasil muito importante para a biodiversidade da Caatinga. Ela é conhecida como “Árvore da Vida”, por sua importância socioeconômica e é símbolo dos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. A espécie possui diversos usos, mas artesanato com a palha e a extração do pó para a produção de cera são as atividades mais conhecidas. No setor produtivo, a carnaúba propicia que um grande número de trabalhadores rurais (90 mil estimados apenas no Ceará) tenha uma atividade rentável no período de estiagem na Caatinga.

Objetivos

Geral

  • Qualificar a cadeia produtiva da carnaúba por meio de processo educativo e de capacitação, com o incremento de organização, formalização, saúde e segurança no trabalho, produtividade e ganhos de renda em uma comunidade carnaubeira, a fim de constituir uma experiência modelo, com potencial de replicabilidade em outras áreas produtoras de pó cerífero.

Específicos

  • Contribuir para a profissionalização e modernização da cadeia da carnaúba.
  • Melhorar a produtividade, as condições de saúde e segurança laboral do carnaubeiro e difundir as técnicas de rastreabilidade.
  • Promover o envolvimento de jovens na qualificação da cadeia por meio de ações de Educação Ambiental.
  • Monitorar o desenvolvimento da comunidade e publicar os resultados ao final do projeto, a fim de difundir o modelo de trabalho;

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

  • ODS 1 – Erradicação da pobreza
  • ODS 5  – Igualdade de gênero
  • ODS 6 – Água potável e saneamento
  • ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico
  • ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima
  • ODS 15 – Vida terrestre

Nossos números

42

trabalhadores atuando com saúde e segurança

20

horas de capacitação nas boas práticas

1

tecnologia implantada e testada (secador solar)

30

de incremento na qualidade do produto final

10

palhas destinadas para artesanato